terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Repasses: R.U e Bolsas-trabalho UEM

Na terça-feira passada, dia 04 de dezembro, aconteceu no DCE uma Reunião Ampla para informar e esclarecer questões sobre a reforma no Restaurante Universitário da UEM e a Bolsa-trabalho.
Muitas dúvidas e boatos estavam rolando, e por isso a reunião foi chamada.

Sobre a bolsa-trabalho, o DCE através do representante discente do CAD (Conselho Administrativo), esclareceu que não houve corte de bolsas! O que aconteceu foi que uma das reivindicações estudantis de anos, a de transformar as bolsas-trabalho (que são em maior parte de funções administrativas, tampa buracos da universidade) em bolsas-pesquisa começou a ser atendida!
É isso galera, mais de 100 bolsas que antes eram de do programa da bolsa-trabalho, ano que vem serão bolsas de pesquisa, a começar pelas bolsas-trabalho que já eram na área, como os bolsistas que trabalhavam em laboratório, os bolsistas da PCU, etc.
A questão dos 8 meses já era algo previsto a tempos, porque de fato há setores que só trabalham durante os 8 meses do ano letivo, porém, já estamos vendo, através do CAD, a flexibilização para 10 meses em setores que comportam esses 10 meses de trabalho, e assim exigirmos que a resolução das bolsas contemple essa reivindicação. O valor da bolsa-trabalho também subiu para R$4,00 a hora! Não é lá um grande reajuste (R$0,25), mas que já é um avanço das pautas estudantis.

Sobre a reforma do R.U, afirmamos: não há NADA certo ainda! O projeto da reforma está na PCU (prefeitura do campus) e ninguém teve acesso a ele. A vice-reitora, Profª Neusa, afirmou também desconhecer o projeto.
O que sabemos é que será uma reforma na cozinha do R.U. O saguão e a parte que onde se serve os alimentos não será modificada, mas só teremos certeza assim que tivermos acesso ao projeto.
Os encaminhamentos na reunião foram de terça passada foram:
- Reunião com a Osana da DCT na quinta-feira (06/12) para discutir R.U e esclarecimentos quanto a bolsa trabalho;
- O reitor (Júlio) teria uma reunião com a PCU na sexta-feira (07/12), e levaria a cópia do projeto à reunião do CAD na segunda-feira (10/12), onde o nosso representante ficaria a cargo de pegar uma cópia;
- Reunião de repasses na terça-feira 11/12, hoje, no DCE.

Porém, a semana fechou com o seguinte saldo: 
- reunião de quinta a Osana cancelou;
- não sabemos se houve reunião do reitor com a PCU na sexta, tudo indica que não;
- o reitor apareceu de passagem na reunião do CAD ontem e foi embora, sem dar satisfação aos conselheiros sobre o R.U.

Portanto, estamos suspendendo a reunião que aconteceria hoje já que não há repasses a serem feitos. O DCE se responsabilizou a ir hoje mesmo na PCU para pedir cópia do projeto e, ainda este ano, vamos fazer o que for necessário para termos certeza do que acontecerá com o R.U e não ficarmos nos baseando em boatos. Devemos garantir a reforma do RU, mas que sejam tomadas medidas que não prejudiquem a nós estudantes, e funcionários que dependem do R.U para se alimentar cotidianamente.

Em breve soltamos mais informações e detalhes!

Pense, participe, movimente-se!

Nenhum comentário: