quarta-feira, 23 de maio de 2012

Reunião com administração da UEM discute Eventos Culturais no campus

Ontem, dia 22 de maio, membros do DCE estiveram na PCU para discutir Eventos Culturais da nossa Universidade.
Estavam presentes na reunião o Pedro Uchôa - diretor da DCU; Gilberto - pró-reitor da PEC; Celene Tonella - assessora do reitor; Igor Botelho - prefeito do Campus.

A intenção da adm da UEM em realizar tal reunião era clara: fazer com que nós, estudantes, cumpríssemos com o Ato Executivo 008/2011-GRE, o "AE-8", agora em forma de Resolução 004/2012-COU.
Acontece, e aqui aproveitamos o espaço para esclarecimento,  que quando discutido o Ato Executivo 008 no Conselho Universitário , um dos conselheiros discente, o acadêmico do curso de Direito Luís André Lisque, também membro do DCE, pediu vistas do processo. Depois de uma longa enrolação, adiaram o dia da votação do relatório de vistas. Porém, na reunião posterior, que se deu de forma esvaziada pois foi um dia antes do feriado do dia 01 de maio, o relator Luis André estava doente e não pôde comparecer na reunião. De forma covarde e oportunista, a plenária do COU, majoritariamente composta por professores tecnocratas e reacionários (servidores só possuem uma cadeira, e estudante uma por centro), não inverteram a pauta como geralmente se faz quando um conselheiro falta. E o relatório de vistas foi votado sem o relator!

O AE-8, e agora, a Resolução 004/2012-COU é inconstitucional, no ponto em que exige "prévia autorização da PCU e do reitor" para quaisquer manifestações artísticas e culturais em nosso campus, seja por parte dos estudantes, dos servidores ou da comunidade externa. Na constituição o que se tem é a prévia notificação, para que não haja conflito quanto ao uso do espaço, por exemplo.

Voltando à reunião, nos posicionamos claramente em relação à resolução: ela não se faz legítima. A falta de discussões amplas e democráticas desta instituição com sua comunidade implicam nesse tipo de imposição.

Sabemos o quanto os Saraus são importantes para a integração da comunidade acadêmica e da sociedade externa, pois não se trata de uma mera festa, é sim um espaço de manifestação artística, musical, ou seja, cultural. E também político! Sabemos o quanto os saraus são também importantes para o movimento estudantil. Além de romper com a lógica industrial e mercadológica dos eventos festivos caros e de restrito acesso promovidos na cidade. Maringá carece de cultura!!!

Último Sarau promovido pelo DCE na quinta dia 17 de maio: Ato Cultural contra a Homofobia!
Por fim, ficou encaminhado uma próxima reunião na PCU, na terça-feira dia 29/05, às 16h30.
O DCE se responsabilizou em levar um tipo de 'formatação' do sarau, em contrapartida, pedimos que a PCU apresente algum local no campus da UEM onde possamos realizar essas atividades, sem atrapalhar a vizinha acerca da UEM, algo paliativo até que tenhamos a Concha Acústica.

Essa é uma discussão de toda a comunidade acadêmica! Os C.As também promovem saraus e devem ter a liberdade para realizá-los.

No mais, adiantamos que o DCE irá organizar reuniões ampliadas com os Centros Acadêmicos para discutir questões relacionadas, como a segurança no campus. Também haverá um CEEB no dia 02/06.

Pense, participe e Movimente-se UEM!

Nenhum comentário: