sexta-feira, 13 de abril de 2012

SARAU CONTRA A REPRESSÃO: UM PROTESTO CULTURAL


Sarau Contra a Repressão: Um protesto cultural!

A UEM vem sofrendo um longo processo de repressão interna a serviço do governo do Estado, desencadeado pela Reitoria da universidade. Iniciou com a proibição das atividades culturais (AE-08), com o fechamento dos portões da universidade a partir das 23h30 e na sequência o anúncio de que a PM já está dentro do Campus, episódios de violência policial dentro da universidade seguido de humilhação do acadêmico por parte da reitoria, abuso de autoridade por parte de vigilantes. Os fatos não estão desconectados!
O campus deve ser entendido enquanto o local privilegiado que proporciona a vivência universitária como um todo. Ao mesmo tempo o papel da UEM e seu campus, legítimo espaço público, deve ser o de proporcionar à toda comunidade o contato com a irradiação de conhecimento e cultura.
Acreditamos que a cultura é um direito de todos, não um crime, e que a universidade deve ser aberta a toda a sociedade. A arte, sempre que crítica, pode ser um elemento transformador da sociedade. O que buscamos com os eventos culturais que organizamos, sempre gratuitos, é a transformação da realidade em que vivemos por meio do contato com a arte. Não queremos um mundo cinza e comercializado, em que a arte é um privilégio de poucos!
As estratégias de criminalização dos espaços culturais e de convivência (ausência de praças, destruição dos bancos e mesas das ATI’s) refletem na verdade a criminalização dos estudantes. Nesses espaços culturais e de convivência que se pensa, participa e se reflete a sociedade. É da plena convivência e intercâmbio democrático e livre de ideias que surge o novo, que surge a resistência. Contra esse processo se levanta a reitoria a mando do Governo do Estado para garantir a implementação dos projetos de sucateamente e privatização. A arte e a cultura se tornam perigosas, a reitoria reprime para garantir o sucateamento e a plena disposição da universidade ao mercado, com cobranças, censuras e cerceamentos. Não podemos aceitar, trata-se do mesmo projeto repressivo aplicado na USP por governos do PSDB, é a repressão aos que lutam contra a privatização.
Nos levantamos contra a censura, a violência policial e todas as formas de repressão, e chamamos a toda a comunidade para participar do Sarau Contra a Repressão. Este Protesto Cultural será realizado no sábado (14/04) à partir das 14:00 na frente do DCE na UEM, e contará com diversas apresentações artísticas, entre elas; música, poesia, fotografia, pintura, dança e teatro. Não estamos promovendo uma balada, e sim um evento cultural sério e gratuito em defesa da cultura, de uma universidade aberta para toda a comunidade e contra a política repressiva da Reitoria da UEM.

Cultura é um direito!
Educação pública,gratuita e de qualidade para todos é um dever do Estado!

2 comentários:

Danilo disse...

PIXAÇÃO TAMBÉM VAI TER NÉ!?

Nicolle. disse...

Pichação não...
Mas dentro do DCE foi feito um belíssimo grafite :)
passa lá pra dar uma olhada!