segunda-feira, 12 de março de 2012

Repasses: Ato em Curitiba e Ato/Assembleia na UEM 07/03!

Estudantes reunidos na escadaria da UFPR, na pç. Sts. Andrade
Dia 07 de março de 2012 com certeza foi um dos dias mais importantes para o Movimento Estudantil da nossa Universidade (UEM), assim como das demais universidades estaduais paranaenses: um dia de luta, onde a maior conquista foi obter o contato, tete-a-tete com os estudantes das estaduais.

Os problemas que as instituições de educação pública vêm sofrendo, devido os ataques constantes da política neoliberal do governo Beto Richa, estão cada vez mais visíveis, e a necessidade de nos unirmos contra esses ataques se tornou essencial.

Segue o balanço das principais deliberações do ato em Curitiba:
- Estavam presentes as Universidades:
UNIOESTE Toledo, Marechal C. Rondon, Francisco Beltrão;
UNESPAR;
UEPG;
UNICENTRO;
e UFPR e PUC/PR como apoiadores.

- Deliberação principal: Foi montada uma comissão para dar andamento nas articulações estaduais. Comissão essa formada por dois representante de cada universidade, exceto Unioeste, que é multi campi, por isso um representante de cada campi. Deliberamos que a primeira reunião desta comissão será em Maringá dias 06 e 07 de Abril de 2012. 

Cabe ao DCE da UEM dar início a essa articulação, chamando as outras IEES para realizar suas pautas (ver sua demanda com a base), para que nos dias 06 e 07 já tragam algo preliminar.

- Repasse do Rafael Crozatti, representante discente que participou da reunião com os docentes e o governo, em Curitiba: agora já existe um documento que garante o mesmo orçamento de 2011 para 2012. Os professores que já passaram no concurso serão contratados, mas somente esses que já estavam previstos, assim como alguns os agentes para o H.U. Alípio Leal disse que o meta 4 não influencia na autonomia das IEES, fala essa que sabemos ser falsa, de qualquer forma o Meta 4 deve ser melhor discutido nas Universidades, em todas as categorias (técnicos, docentes e estudantes). De acordo também com Alípio Leal, a Pauta da ocupação será retomada depois de 20/03.

Ato seguido de Assembleia na UEM e nos campi regionais
Assembleia dos estudantes no campus sede, em frente a reitoria

Ato foi positivo, no auge havia aproximadamente 200 pessoas, mesmo com a universidade parada. 
A Assembleia deliberou que nós, estudantes, estamos em assembleia permanente, e deliberou também a proposta de uma assembleia unificada com professores e funcionários.
Paralisação do dia 14/03 também ficou aprovada, tendo 1 voto contra e 1 abstenção.
Débora, do DCE, estava na Assembleia da SESDUEM e propôs a assembleia unificada que no momento não foi aprovada, mas o diálogo continua. A SESDUEM também está em assembleia permanente e aprovou a campanha “Equiparação Salarial já!”. Um professor falou, na assembleia, da importância de unir os estudantes e servidores aos professores, pois apesar do motim docente ser a equiparação salarial, a UEM apresenta muitas outras demandas que são fruto do mesmo problema: o objetivo do governo em privatizar a educação pública.

Nos campi regionais:
Goioere: bastante satisfatório, assembleia bem positiva, acreditam que conseguirão o D.A (Diretório Acadêmico). As pautas de Goioere estão no blog.
Umuarama: pessoal bem organizado, debateram sobre a resolução do CEEB, assembleia tinha aproximadamente 100 pessoas, e também levantaram uma pauta.
Cianorte: professores aderiram a paralisação, pediram para todos irem de preto, encheram o anfiteatro, mas precisamos de mais informações sobre os encaminhamentos de lá.

Lembrando que estamos fazendo reuniões diárias às 17h30 no DCE.
Pense, participe, Movimente-se!!!
Comissão de Comunicação - DCE Movimente-se UEM

 

Nenhum comentário: