sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sobre a reunião de ontem (23/02) - repasses de Curitiba

O reitor, Prof. Julio, estava em Curitiba na semana passada e convocou a reunião de ontem com o CAD, COU e DCE, às 16h30, para fazer os repasses.

Houve uma reunião com o Raoli (secretário da Fazenda) e os reitores das IES paranaenses.
Nas palavras do reitor, ele foi tratar de 3 questões específicas:
1) readequação orçamentária
2) contratação de funcionários
3) equiparação salarial (docentes)

1) - mesmo parecer de antes: orçamento de 2012 igual o de 2011 garantido (ou seja, um orçamento com o mesmo corte do ano passado, porém com a possibilidade de manter o pagamento das bolsas da UEM). Diz o reitor que a SETI já enviou o dinheiro para a UEM, mas não há nenhum documento, ou algo formal, que realmente garanta isso! Essa 'garantia' ficou só no verbal.
2) - haverá contratações de funcionários e professores em um "fluxo contínuo", de editais que já estão vencendo, substituição de aposentados/exonerados/falecidos... mas não haverá expansão, isto é, nada de novas vagas, novas contratações, apenas substituições.
3) - o que o governo diz é que "tecnicamente" não é possível equiparar o salário dos docentes com os técnicos de nível superior, com a justificativa banal de que 'não há verba'. E politicamente? A própria reitoria da UEM admite que há falta de vontade POLÍTICA para resolver esta questão.

Frizando, portanto, na questão que fere diretamente os estudantes bolsistas: o reitor garantiu que as bolsas da UEM seriam pagas HOJE (sexta). O que, por todos meios burocráticos que o pagamento de bolsa deve passar, provavelmente não irá acontecer. Entramos em contato com o departamento financeiro da UEM (FIN) e que nos informaram foi que o responsável por pagar as bolsas estava ocupado vendo exatamente essa questão. Vamos aguardar e, assim que tivermos as informações certas, comunicamos a tod@s!

Vemos ai um problema sério: na reunião perguntamos sobre a formalidade disso tudo que o reitor diz estar garantido,a readequação do orçamento e tudo mais, é a 3ª reunião que o reitor fala de garantiar sem apresentar nenhuma formalidade, nenhum papel... tudo passa somente de GARANTIAS VERBAIS!
Como podemos aceitar garantias que só ficam na fala do reitor, que reproduz o que o governo diz a ele?

A situação da UEM (e não só) vai de mau a pior. Todas as categorias (estudantes, docentes e técnicos) estão passando pela mesma situação: corte de verbas, precarização da instituição de ensino pública e muita, mas muita enrolação.

Fiquem atentos às informações que vamos soltando.

Precisamos nos movimentar diante desta situação!

Um comentário:

Anônimo disse...

Finalmente, o dinheiro correspondente a bolsa de janeiro, caiu na conta... Valeu galera...