terça-feira, 13 de setembro de 2011

DESENVOLVIMENTO DO SER SOCIAL (REFLEXÃO)

O desenvolvimento do ser social - Reflexão

Rogério Paes de Oliveira*

Numa sociedade regida pelo capital e basicamente regida pelos pilares da alienação (sociedade fundada na divisão social do trabalho, propriedade privada dos meios de produção fundamentais e exploração do homem pelo homem) o desenvolvimento do ser social se dá de forma desigual e combinada para os homens singulares.

"... o processo de humanização tem custado o sacrifício da maioria dos homens. Somente numa sociedade que supere a divisão social do trabalho e a propriedade privada dos meios de produção fundamentais pode-se pensar que todas as possibilidades do desenvolvimento do ser social se tornem acessíveis a todos os homens." (Netto, 2011).


A partir do momento que buscamos a humanização do ser social, significa então dizer que buscamos uma nova maneira de organização do modo de produção, ou seja, buscamos superar o modo de produção que está posto (modo de produção capitalista), que não nos permite que enriqueçamos nossas objetivações sociais que vão aparecer na configuração de nossas personalidades.

___________________________________________________________________________
*Estudante de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, coordenador regional da Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física - ExNEEF - R6
___________________________________________________________________________

Referência Bibliográfica:
NETTO, Jose Paulo. BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. 7º ed. São Paulo: Cortez; 2011; Biblioteca básica de serviços sociais; v.1.

Nenhum comentário: