quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Londres: ''Não estamos a saquear, o que fazemos é expressar a existência de um problema''


La Haine - [Tradução do Diário Liberdade] A imprensa e os políticos tentam esconder que os distúrbios respondem a um conflito social e com componentes de classe.

O partido de futebol de Inglaterra contra a Holanda, que seria jogado hoje (10 de agosto), foi cancelado "por falta de efetivos policiais". O primeiro-ministro David Cameron assegurou que 16 mil polícias patrulharão as ruas esta noite ante a previsão de novos distúrbios.

Vários meios da imprensa convencional e as televisões estão a difundir ampla informação sobre o ocorrido, dando voz a vizinhos indignados pelos incidentes, proprietários de comércios e opiniões várias. Toda a versão difundida coincide com a postura do primeiro-ministro: "Aqui não há um caso de brutalidade policial, mas um caso de criminalidade juvenil pura e dura. Por isso cairá sobre os criminosos todo o peso da lei".

A imprensa fala de "gangues urbanas" quando a maioria dos jovens que protestam são de raça negra. Inclusive dirigentes políticos de Bristol declararam esta manhã que "os responsáveis pela violência são grupos anarquistas oportunistas. Não é a primeira vez que trazem a violência à nossa cidade aproveitando um conflito circunstancial".

Qualquer desculpa é válida para desviar a atenção do que foi um assassinato policial racista, unido a uma desesperada tentativa por silenciar os protestos por meio do chicote, o que provocou ainda mais raiva.

Só vozes isoladas situam o conflito em termos globais: "Criamos uma sociedade onde os jogadores de futebol e os modelos recebem salários astronómicos, alardeiam da sua riqueza permanentemente e se comportam ao seu bel prazer, e são tratados como deuses nos meios de comunicação. Isto leva os nossos jovens a aspirarem à fama e à riqueza. No entanto, em vez disso recebem desemprego, pobreza e um futuro incerto. E agora nos surpreendemos quando se rebelam?" (Rob, London, comentário em BBC).

Completo em - http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=18341&Itemid=0&thanks=1

Nenhum comentário: